DINÂMICAS

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FÉ E VIDA

OBJETIVO : Mostrar que a fé deve estar ligada com a realidade e participação da comunidade.

MATERIAL : 3 copos com água e 3 sonrisal (efervecentes).

DESENVOLVIMENTOS : O Sonrisal é a noss fé, o copo com água é a comunidade. No 1º copo colocar o sonrisal fechado no lado de fora do copo. Será que nossa fé não está igual o sonrisal, fechado e alheio à comunidade? Será que nossa fé não está alienada? No 2º copo colocar o sonrisal fechado dentro do copo. O sonrisal está na água mas não se mistura. Nós estamos dentro da Comunidade, mas será que não estamos fechados ao próximo que nos pede ajuda? Será que não vivemos uma fé individualista? Abrir um sonrisal e misturar com a água do 3º copo.O sonrisal irá se misturar com água e se tranformará em remédio. Nossa fé dever ser transformadora, inserida na comunidade, deve estar ligada à ação. "A FÉ SEM OBRAS É MORTA".


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A PALAVRA QUE TRANSFORMA

OBJETIVO : Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.


MATERIAL : um bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esoponja e uma vazilha com água.

DESENVOLVIMENTO :Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós.

Dê um objeto para cada pessoa.
Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
Refletir : o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus ? Somos também impermeáveis ?
Mergulhar o giz na água.
Refletir : o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda toda a água que ele se encheu.
Refletir : o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?
Mergulhar a esponja e espremer a água.
Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

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EU E MEU GRUPO

OBJETIVO : Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros.


DESENVOLVIMENTO : Cada um responde em particular às perguntas:

que me agrada no grupo?
que não me agrada?
que recebo dele? o que deixaria de ganhar se ele se acabasse?
que recebo de cada pessoa?
que ofereço ao grupo?
qual foi a maior tristeza?

Cada um responde o que escreveu. É importante ressaltar que não se trata de discutir em profundidade mas principalmente de se escuterem reciprocamente. Depoi de ouvir todo mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.


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ANJO DA GUARDA

OBJETIVO : Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros.


DESENVOLVIMENTO: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível, deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período.

Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.
Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.
O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem distribuídas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos anjos. Depois poderá fazer um novo sorteio.


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 MINHA COMUNIDADE HOJE

 Objetivo:


Tomar consciência do espaço em que vive, refletindo suas problemáticas de modo a perceber as mudanças que deseja que ocorram e o que se faz necessário para que elas aconteçam.

Número de pessoas:  Indiferente

Material necessário: Copos plásticos;Cola;Revista;Fita Crepe;Caneta Hidrocolor ou Pilot

Como Fazer:
1. Dividir o grupo em subgrupos de, no máximo, cinco pessoas. 2. Espalhar o material no centro do grupo. ( A cola deve ser dada a cada subgrupo num copo plástico de cafézinho ou numa tampa de refrigerante). 3. Pedir que cada subgrupo construa duas colagens: uma expressando a comunidade em que vive e outra como gostaria que essa comunidade fosse. 4. Pedir que cada subgrupo apresente o seu trabalho, prendendo as colagens na parede, deixando entre elas um espaço que represente, na opinião do subgrupo, a distância entre a realidade que se tem e adesejada 5. Após as apresentações, pedir que os subgrupos se reúnam novamente e discutam que problemáticas da comunidade precisam ser resolvidas para que a distância entre a realidade e o desejado desapareça. Tempo 6. Cada subgrupo constrói, com o material, uma ponte entre as duas colagens, representando, nessa ponte, as questões que precisam ser trabalhadas para diminuir as distâncias entre a comunidade que se tem e a que se deseja. 7. Plenária: compartilhar as conclusões a que chegaram, levantando as alternativas e soluções possíveis.

Observações:

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 QUADRADOS PERFEITOS

Objetivo:


Descobrir como a injustiça acontece em nosso meio e quais os sentimentos que temos diante dessa situação.

Número de pessoas: Indiferente

Material necessário: Giz para desenhar três quadrados no chão (ou fita crepe para colar no chão), um por dentro do outro; pequeno, médio e grande; Um gravador; Música dançante.

Como Fazer:
Os participantes deverão estar em volta do quadrado maior . O animador explica que todos deverão entrar no quadrado maior, não podendo ninguém ficar de fora. O animador coloca a música e todos começam a dançar, quando a música parar inesperadamente todos tentam entrar no quadrado. Alguns ficarão de fora. Começa-se o mesmo processo no quadrado médio, onde muitos ficarão de fora. No quadrado pequeno deverá caber somente umas três pessoas. Essa pessoas ganharão bombons, balas, etc. Concluída a dinâmica todos comentam os sentimentos que experimentaram durante a mesma, os que ficaram de fora e os que chegaram ao final.

Observações:
Esta dinâmica pode ser usada em reuniões com temas sobre: injustiça, desigualdade social, competição, etc.

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BOLSA E CHAVE

 Objetivo:

Levar as pessoas a refletirem como umas precisam das outras.

Número de pessoas: Indiferente

Material necessário: Uma bolsa ou mala com chave; Um presente para colocar dentro da mala ( chocolate, bombom, balas)

Como Fazer:
Formar dois grupos. Realizar uma espécie de gincana com perguntas para os grupos responderem sobre um determinado assunto. O grupo que mais responder, e de forma correta será o vencedor e receberá a mala do prêmio, o outro grupo ficará em segundo lugar e receberá a chave da mala. Os grupos deverão entrar em acordo sobre como abrir a pasta e dividir o prêmio. Feito isto os grupos refletem sobre o que entenderam da dinâmica.

Observações:
Esta dinâmica pode ser usada em reuniões com temas sobre machismo e feminismo ou relacionadas à preconceitos e disputas.

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A CORRENTE 

Objetivo:

Perceber que a união e a atenção dos membros do grupo é fundamental para sua caminhada.

Número de pessoas: Indiferente

Material necessário: Nenhum

Como Fazer:
O animador pede que os participantes dêem as mãos formando uma fila. Explica-se então que cada participante tornou-se um elo de uma corrente e que portanto não poderá soltar as mãos para não desfazer o elo. O animador, então, pega na mão do participante que estiver em uma das pontas da corrente explica que irá embaralhar toda a corrente e que todos deverão prestar atenção no caminho percorrido para depois desfazerem o nó percorrendo o caminho inverso. Puxa-se, portando o participante da ponta arrastando toda a corrente e passa-o por baixo, por cima dos braços de outros participantes, dá-se nós, enrola-se a corrente de maneira que seja difícil entender o caminho percorrido. Em seguida, sem soltar as mãos, os participantes tentarão “esticar” novamente a corrente. O animador pode concluir levantando os pontos positivos e negativos da dinâmica e enfatizando a importância da união.

Observações:
Esta dinâmica pode ser aplicada em encontros que enfatizem a importância da união, em encontros para definir objetivos e como recreação.

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A VIAGEM

Objetivo:

Fixar o nome dos integrantes dos grupo

Número de pessoas:  Indiferente

Material necessário: Nenhum

Como Fazer:
O animador organiza os participantes em círculo e diz que irão fazer uma viagem e que nessa viagem cada um deverá levar algumas coisas, porém, que há coisas que não caberão nas malas. Ele inicia o jogo dizendo algo que levará. O objeto dito deverá começar com a letra inicial do nome da pessoa que está à sua esquerda. Em seguida ele pergunta o que a pessoa que está à sua direita levará. E assim, a roda deve seguir sempre para a direita e cada um deverá dizer um objeto que comece com a letra inicial do nome da pessoa que está à sua esquerda. Conforme o “acerto” ou o “erro”. O animador diz se o objeto cabe na mala ou não. O jogo vai seguindo até que a maioria dos participantes descubram a regra do jogo.

Observações:
Esta dinâmica pode ser trabalhada quando o grupo está iniciando seus primeiros encontros ou quando o grupo recebe um novo integrante. O animador deve enfatizar o nome de cada um em algum momento anterior à dinâmica.